Previsão orçamentária exige atenção e planejamento
A previsão orçamentária é importante para garantir a sustentabilidade financeira do condomínio, as contas devem fechar sem que seja necessário deixar de fazer manutenções periódicas e melhorias, como pintura, por exemplo. “Este documento é o alicerce do condomínio durante doze meses, por isso é preciso ter total atenção na elaboração dele. Os síndicos devem contar com a ajuda da administradora na análise dos gastos ordinários e extraordinários. Se preparar para imprevistos é fundamental”, explica a gerente de condomínios da Mario Dal Maso, Marlene Almeida.
Para um documento completo é primordial conhecer o histórico do condomínio e avaliar os gastos recorrentes dos últimos anos, o índice de inadimplência e o fundo de reserva, entre outros. “Para facilitar a análise, o ideal é separar os gastos em tópicos, como custos com pessoal, contratos de manutenção, contas de consumo, despesas administrativas e fundo de reserva. Todos os gastos devem ser incluídos, até os considerados de valor irrisório. Desta foram, evita-se problemas futuros”, completa a gerente.
Para projetar os índices do próximo ano é preciso considerar despesas extras relacionadas a legislação como dissídios, no caso de pagamento de funcionários e o índice IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), no caso da manutenção de contratos.
A previsão orçamentária dever ser aprovada em Assembleia. Para não haver erros, a gerente da Mario Dal Maso elenca as principais dicas. “Faça o documento com antecedência, com o apoio da administradora. Avalie os gastos mês a mês e entenda o cenário econômico. Com um bom planejamento não há risco de o ano fechar no vermelho”, finaliza Marlene Almeida.
|