Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Governo substituirá eSocial

No dia 9 de julho, o governo anunciou que irá substituir o sistema eSocial, criado para reunir dados trabalhistas, fiscais e previdenciários de trabalhadores. O secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que a plataforma será substituída, a partir de janeiro de 2020, por outros dois outros sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência.

O advento do eSocial criou um enorme movimento nos condomínios, pois embora nenhuma lei tivesse sofrido modificações, a quantidade de informações que deveriam, sob pena de multas, ser passada aos diversos órgãos governamentais era tão grande que geraram muitas reclamações e receios.

Segundo o subgerente do departamento pessoal da Mario Dal Maso, Andrey Teixeira, há uma medida provisória em discussão no Congresso, MP 881/2019, conhecida como MP da Liberdade Econômica, que, entres outros temas, discute o “fim” do eSocial.

Andrey disse ainda não se sabe como será o “novo” eSocial, mas durante o Fórum Nacional de Assuntos Tribuários, no dia 06/08/19, o auditor fiscal da Receita Federal, Samuel Kruger, ressaltou que o governo pretende simplificar todo o processo de gestão do eSocial, aproveitando a estrutura já existente, incluindo o novo sistema EFD-Reinf ao qual os condomínios estarão obrigados a partir de jan/2020. De acordo com Samuel Kruger, “se o pensamento da Receita Federal não for alterado, a EFD-Reinf vai hospedar todas as informações hoje prestadas ao eSocial”.

Assim, acreditamos que apesar da euforia criada com a notícia da extinção, antes de nascer, do eSocial para os condomínios, devemos continuar nos preparando para poder reagir prontamente às novas imposições que serão feitas pelos “outros sistemas”.

 


Seguro residencial


Seguro residencial: proteção e valorização do imóvel

A proteção do imóvel tem crescido a cada ano, podendo ser contratada por locadores ou locatários. Existem diversos tipos de coberturas, sendo as mais comuns apólices contra incêndios, ruptura de encanamentos e vazamentos.

 

Sublocação de imóvel


Regras para sublocação de imóveis

Prevista na Lei do Inquilinato, a sublocação de imóveis é comum entre pessoas solteiras que desejam dividir as contas com um colega. É importante ressaltar, no entanto, que há regras específicas para a adoção dessa prática.

 

Mudança de Lei


Nova legislação para portões automáticos de casas residenciais

Em junho, uma nova Lei que retira a obrigatoriedade de sinalização sonora e luminosa em portões automáticos de casas residenciais foi sancionada em São Paulo. Para condomínios e imóveis comerciais, a exigência continua.

 

Furtos


Furtos: quem deve ser responsabilizado e como prevenir?

A discussão sobre responsabilidade do condomínio por furto pode ser ainda mais complicada quando o condomínio assume o dever de guarda das áreas comuns, e a prática ilegal tem se tornado mais comuns, então veja algumas dicas.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.