Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Elevadores exigem manutenção periódica

Em todo o mundo, existem 15 milhões de elevadores, que fazem 1 bilhão de viagens por dia, de acordo com o SECIESP (Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo).

Este meio de transporte, comum em prédios comerciais e residenciais, é considerado bastante seguro. Apesar disso, dois acidentes envolvendo elevadores foram relatados nos últimos meses. Em dezembro/2019, a queda de um elevador, no litoral de São Paulo, causou a morte de quatro pessoas. Em janeiro, três pessoas se acidentaram com a queda de outro elevador, na cidade de Cotia, interior do estado.

Acidentes envolvendo queda de elevadores não são comuns no País e quando acontecem, na maioria dos casos, estão relacionados à falta de manutenção periódica, mau uso ou excesso do peso limite permitido. Elevadores são muito seguros desde que sejam utilizados de acordo com as normas estabelecidas. Crianças não podem usar o equipamento desacompanhadas, por exemplo. Deve-se respeitar o limite de peso estabelecido e ter atenção antes de entrar no elevador. Também é importante não interromper o fechamento das portas com as mãos”, afirma a gerente de atendimento Alessandra Muniz da Administradora Mario Dal Maso.

O condomínio deve contratar empresas especializadas devidamente cadastradas no órgão competente e seguir as exigências de manutenção e revisão de peças exigidas pelo fabricante. O site da Prefeitura Municipal de São Paulo indica que é o Contru o órgão responsável pelas fiscalizações dos elevadores em São Paulo. Indica também que o condomínio deve contratar empresas autorizadas pela Prefeitura para realizar o serviço de manutenção. A relação de empresas habilitadas também pode ser consultada no site da Prefeitura de São Paulo. “O custo com a manutenção e conservação dos elevadores é um dos mais altos dentro de um condomínio, mas este investimento é necessário e fundamental para garantir a segurança do transporte”, explica Alessandra.

Além da manutenção preventiva, as vistorias também são importantes. São estas práticas que asseguram um funcionamento de alto nível dos equipamentos. A legislação exige que a empresa de manutenção faça anualmente uma inspeção atestando as condições de operação do equipamento, uma espécie de atestado de saúde. Este relatório é enviado ao Contru e uma cópia ao condomínio para ser fixada no quadro de avisos. O condomínio deve ficar atento às eventuais observações de reparos relatadas pela empresa de conservação no relatório anual. “Com estas ações, o risco de acidentes é bastante reduzido”, finaliza.

 


Dedução de despesas no IR


Despesas com imobiliárias na administração de imóveis locados são objeto de restituição no IR

Os custos das despesas pagas à imobiliárias e a administradoras de imóveis para cobrança ou recebimento do aluguel podem ser abatidos no Imposto de Renda. Entenda como declarar os dados e evitar erros.

 

Reajuste de aluguel


Reajuste de aluguel pode ser realizado mesmo após anos de inércia

Em contratos de locação de imóveis urbanos, o reajuste dos valores acontece anualmente, no chamado “mês de aniversário”. Os proprietários que não tenham aplicado o reajuste na data prevista em contrato, poderão fazê-lo após este período, sem a necessidade de esperar por 12 meses.

 

Assembleia produtiva


Assembleias condominiais devem ser produtivas

As Assembleias de condomínio deixaram de ser um ambiente de tomada de decisão e prestação de contas e tornaram-se pesadelos. Confira algumas dicas de como tornar sua Assembleia produtiva.

 

Pets nos condomínios


Pets podem ter passagem livre em condomínios

Os animais de estimação se tornaram membros de muitas famílias e, por isso, surgiram diversas discussões acerca da aceitação deles em condomínios. Um PL prevê a proibição das restrições nos condomínios, mas o tema é polêmico. Confira.

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.