Mercado imobiliário volta a crescer
O mercado imobiliário parece estar superando cada dia mais a crise econômica que perdurou entre os anos de 2015 a 2017 ao apresentar números positivos de venda e lançamentos de novos imóveis.
A comercialização de imóveis cresceu. No ano passado, de acordo com pesquisa do Secovi- SP (Sindicato da Habitação) foram vendidas 44,7 mil unidades residenciais novas na cidade; montante 49,5% superior as 29,9 mil unidades vendidas em 2018. “A estabilidade política e o aumento da facilidade de acesso ao crédito fizeram com que a confiança dos consumidores e investidores aumentasse. Desta forma, aqueles que adiaram a aquisição de um imóvel nos anos de recessão, puderam concretizar este plano agora. Foi isso que contribuiu para este crescimento”, afirma o engenheiro Marco Dal Maso, sócio diretor da Mario Dal Maso.
O número de lançamento de imóveis também cresceu em 2019. No período, foram lançadas 55,5 mil novas unidades na cidade de São Paulo, volume aproximadamente 49,5% superior ao visto em 2018. Dos imóveis lançados, cerca de 49% foi direcionado ao segmento econômico e aproximadamente 33,6% teve como destino apartamentos de médio e alto padrão, com dois ou mais dormitórios. Cerca de 17,2%, foram de lançamentos de apenas um dormitório, com padrão médio/alto.
A expectativa para este ano de 2020 é de mais crescimento do setor. De acordo com levantamento da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), de janeiro a dezembro do ano passado, 909 alvarás para construções foram emitidos em São Paulo, um aumento de 29,1% ante o ano anterior. “Novos imóveis vão surgindo, de diferente tamanhos e perfis. O mercado está preparado para atender as novas demandas e, até o final do ano, deve apresentar crescimento de pelo menos 10% em relação a 2019”, analisa Marco.
|