Apesar da pandemia, mercado imobiliário tem resultados positivos
Há mais de um ano, diferentes setores do mercado têm enfrentado incertezas quanto ao seu desenvolvimento, isso porque a pandemia da Covid-19 persiste nos dias atuais, sem muitas perspectivas de ser extinta. O mercado imobiliário, de lançamentos residenciais, no entanto, tem andado na contramão deste cenário, apesar deste agravamento da pandemia, o prognóstico do setor é bastante positivo.
Em fevereiro, por exemplo, a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada mensalmente pelo Secovi-SP, registrou o melhor resultado em termos de vendas para um mês de fevereiro, desde o início de sua série histórica. Neste mês, foram vendidos e comprados 5.009 imóveis na capital paulista. “A pandemia da Covid-19 certamente mudou a forma com que as pessoas veem suas casas. A importância de ter um local confortável ficou evidente com a necessidade do isolamento social, o que estimulou a comercialização de imóveis”, comenta o engenheiro Marco Dal Maso, sócio diretor da Mário Dal Maso.
A pesquisa mostra que, no comparativo do mês com o mesmo período do ano passado, o crescimento das vendas foi de 19,6%. Já no comparativo com janeiro de 2021, o crescimento foi de 49%. As vendas acumuladas em 12 meses (março de 2020 a fevereiro de 2021) apresentaram crescimento de 1,1% em relação ao período de março de 2019 a fevereiro de 2020.
Para Marco, o saldo positivo se deu a fatores como grande número de lançamentos no fim do ano passado e a estabilidade da taxa Selic, em torno de 2%. “Com mais acesso ao financiamento imobiliário, o consumidor consegue investir em imóveis. Além do investimento em imóveis ser mais atrativo que aplicar do mercado financeiro, cujas taxas anuais são baixas em função do potencias de valorização dos imóveis”.
Nos últimos anos alguns lançamentos residenciais já se valorizaram em torno de 20% a 30%, diante da excelente localização de alguns produtos especiais. “Vale ressaltar que o a expectativa da recuperação do PIB futuro impulsiona os investidores, pois com certeza após a pandemia entraremos num ciclo virtuoso para o mercado imobiliário e o retorno de valorização será excelente.”, finaliza Marco.
|