Vantagens do family office: gestão patrimonial familiar
O family office é uma das áreas de gestão empresarial que utiliza a modelagem financeira em sua estratégia para fazer a alocação de recursos de membros de uma família. No setor imobiliário, a assessoria ocorre através de uma administradora, que oferece a expertise de profissionais das áreas de investimentos, com foco na valorização e rentabilidade dos ativos imobiliários para ajudar a preservar, multiplicar e transmitir devidamente o patrimônio da família para futuras gerações.
Sabe-se que este tipo de gestão não é um trabalho fácil, por isso, uma das vantagens dessa modalidade é levar tranquilidade e liberdade para a família, já que para a organização dos recursos, propõe-se verificar a participação de cada membro familiar, o desempenho de cada um e definir se alguma aquisição ou manutenção do bem ou patrimônio deve mudar, de acordo com a estratégia e circunstâncias de mercado. Outra funcionalidade está relacionada às questões que envolvem sucessão empresarial, inventário e transmissão de patrimônio.
O family office também pode atuar na educação financeira familiar através da orientação sobre gestão tributária, liderança, custo de transferência a terceiros, entre outros. “Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal ou familiar, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar a famosa e querida renda passiva, para conquista dos seus objetivos financeiros”, comenta o sócio-diretor da Mário Dal Maso, Marco Dal Maso.
A modalidade ganha espaço. A Mario Dal Maso, por exemplo, oferece um portfólio de serviços variados com base nas necessidades patrimoniais de cada família, focado em ativos imobiliários locados. “Observamos todo o contexto da gestão, não só da alocação de recursos, mas da operação, governança familiar, e todos os aspectos pertinentes à valorização do patrimônio. Prioritariamente, avaliam-se os imóveis da família, com relação renda x mercado, analisa-se a situação dos imóveis, se necessário, são sugeridas manutenções ou até mesmo o retrofit, além da sugestão de novos investimentos, analisando o melhor custo-benefício em relação ao mercado atual, e sempre apresentando os riscos aos membros da família, a médio e a longo prazo”, informa Marco.
A assessoria torna-se importante para que haja a manutenção ou crescimento da fortuna de seus clientes, pois será esta equipe de profissionais que vai procurar as melhores opções para o patrimônio crescer, trata-se de uma especialidade, complexa e específica para cada grupo familiar. “O ativo imobiliário não cabe mais a ser administrado pelo herdeiro, sucessor ou mesmo membros desta renda familiar, pois a análise dos ativos exige uma dedicação diária e uma percepção de mercado muito aguçada, que somente uma administradora especializada em gestão patrimonial family office pode oferecer”, conclui Marco Dal Maso.
|