Mediação de conflitos: você está preparado?
Tanto nos negócios como na vida, para conquistar aquilo que se deseja é preciso usar a negociação, e não seria diferente no ambiente condominial. Saber negociar e mediar conflitos deve ser uma característica inerente dos síndicos que estão inseridos no dia a dia dos condomínios.
Este entendimento foi o norte para a palestra de Alexandre Lacava durante o Evento Anual de Síndicos, promovido pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), no último dia 30 de agosto.
Segundo Lacava, o primeiro passo para resolver um conflito é entender sua origem. São emoções não expressadas ou expectativas frustradas? Entender o contexto e identificar o real problema vai ajudar para que a situação seja solucionada de maneira pacífica. “Devemos evitar que o conflito evolua até que chegue a um ponto intratável. Se reconhecermos a sua origem, saberemos onde tratar e, principalmente, de que forma negociar”, ressalta Karen Monteiro, gerente de qualidade da Mario Dal Maso.
Para que uma situação adversa possa ser controlada, devemos estabelecer um diálogo assertivo, visando principalmente gerar um ganho para todos os envolvidos, e isso somente é possível quando temos o entendimento de qual a é necessidade do outro. “Partindo do princípio da reciprocidade, as pessoas tendem a retribuir o comportamento que se tem com elas, uma atitude favorável ou a renúncia de algo em meio ao conflito, leva ao início de sua resolução”, comenta Karen.
Gerar confiança e criar conexão é crucial para que o desentendimento venha a ser solucionado. “Faça perguntas, seja transparente e não fuja da sua responsabilidade, isso faz com que a confiança seja estabelecida e uma oportunidade de negociação seja conquistada”, finaliza Karen.
Sabemos que lidar com pessoas nem sempre é fácil, principalmente em meio a um conflito, mas quando temos um objetivo claro e as técnicas corretas, resolver um problema se torna algo possível.
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