Mario Dal Maso 
Mario Dal Maso News | Veja em seu navegador!
Acessibilidade e humanização sob a ótica da arquitetura

Os novos projetos arquitetônicos, desde sua concepção, visam a construção de um local que esteja apto a receber todos da melhor forma, proporcionando maior autonomia, bem-estar e conforto a todos.

Porém, a sociedade nem sempre teve esta visão. Muitos dos condomínios construídos antes de 2004, quando foi regulamentada a Lei n° 10.098 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a inserção da acessibilidade na arquitetura, não oferecem esta estrutura de inclusão e nem uma estrutura em que possa ser realizada uma adaptação que garanta o acesso de todos. “Hoje as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância e necessidade de assegurar o direito de ir e vir de todos, não só pela constituição que garante isso, mas pela crescente do olhar humanizado nas pessoas”, ressalta o engenheiro João Cássio, responsável pela gestão técnica do Retrofit realizado no Work Place Funchal.

Esses edifícios mais antigos, que não podem ser reformados para oferecer um ambiente que seja agradável e acessível, podem ter seus pisos antiderrapantes e sem desníveis, barras de apoio ou até mesmo uma sinalização diferenciada em braile. Por mais que sejam pequenas mudanças, contribuirá para um ambiente receptivo, que valoriza os indivíduos. “Devemos buscar adaptações que garantam maior comodidade a todos, assim, assegurando uma sociedade mais igualitária”, finaliza o João Cássio.

 


Family Office


Entenda o que é Family Office

O termo family office define basicamente a gestão responsável de patrimônios familiares. A administração imobiliária sob a ótica do family office analisa os bens para uma gestão ativa de portfólio de imóveis para renda com fins específicos, como o ganho de capital por meio de operações de desenvolvimento, recuperação de empreendimentos ou operações estruturadas de investimentos de base imobiliária.

 

Lei do Distrato


Maior equilíbrio e disciplina no mercado

Publicada no Diário Oficial em 28 de dezembro de 2018, a Lei 13.786/2018, que regulamenta o distrato imobiliário, determina deveres e direitos de incorporadoras e clientes no caso de rescisão de contratos de aquisição de imóveis na planta ou em loteamentos.

 

Autoatendimento


Você já ouviu falar sobre honest market?

Os chamados honest market são mercados de autoatendimento e totalmente intuitivos, onde o cliente realiza a compra sozinho, ou seja, ele entra na loja, escolhe os produtos e paga, sem auxílio de um colaborador, através de aplicativo, tótem ou máquina de cartão.

 

Responsabilidade


Prejuízo em áreas comuns: quem paga a conta?

Um condomínio tem regras em sistema de copropriedade, ou seja, além da unidade privada, é composto também de áreas comuns, sendo esta pertencente a todos os condôminos. Assim, dentro deste contexto, é válido analisar sobre os danos causados às áreas comuns. Quem responde por eventuais prejuízos nas áreas comuns?

 
 


Mario Dal Maso NEWS é uma publicação da Mario Dal Maso • Rua dos Chanés, 95 - Moema • São Paulo/SP
©Todos os direitos reservados • Cadastre-se para receber o boletim por e-mail.