Locação como opção de moradia segue tendência mundial consolidada
A locação como opção de moradia no Brasil está seguindo uma tendência mundial já consolidada. Os preços dos imóveis subiram consideravelmente, enquanto a renda média das pessoas não acompanhou o mesmo ritmo, tornando a compra de um imóvel uma opção cada vez mais difícil. Esse cenário tem levado muitos brasileiros a repensar seu comportamento em relação à moradia, com um foco maior em “ser” do que em “ter”.
Nesse contexto, surge o dilema: é vantajoso alugar ou comprar um imóvel, especialmente considerando a atual taxa Selic de 13,25%?
Bruno Dal Maso, gerente comercial de patrimônio da Mario Dal Maso, argumenta que, dada a alta taxa de juros, atualmente é mais interessante alugar do que comprar. A recente queda de 0,5% na taxa Selic, embora tenha sido bem-vinda, não parece ser suficiente para tornar o financiamento imobiliário mais atraente do que o aluguel.
No entanto, é importante considerar que a tendência de queda nos juros no futuro pode alterar essa equação. Além disso, outros fatores devem ser levados em conta na tomada dessa decisão, como o orçamento familiar, a perspectiva de valorização do imóvel e o projeto de vida de cada indivíduo.
É interessante notar que, enquanto algumas gerações valorizam a segurança de possuir uma casa própria, as mais jovens tendem a enxergar um potencial maior de retorno financeiro em investimentos alternativos, especialmente diante da taxa de juros atualmente elevada.
Portanto, a decisão entre alugar e comprar um imóvel é uma escolha que depende de uma análise rigorosa, com estudo das oportunidades de compra, locação ou investimento financeiro. Um imóvel é uma moeda forte, porém, a médio e longo prazo, muitas vezes supera a rentabilidade financeira e a inflação, quando encontramos produtos com excelente localização e potencial de valorização.
Segue a dica: fique atento, estude, analise, consulte imobiliárias especializadas, evolua sua percepção de mercado e, com certeza, fará negócios imobiliários extraordinários.
|